• terça-feira , 18 setembro 2018
03/09/2018

Simonal

No dia 20 de agosto, foi apresentado o filme “Simonal”, que retrata a vida do artista, na mostra competitiva da 46 edição do Festival de Cinema de Gramado e chegará ao circuito comercial em 2019.

Wilson Simonal, nascido no Rio, comandou shows nas TVs Tupi e Record, fez um sucesso estrondoso e vendeu milhões de discos. Um dos seus maiores feitos foi reger uma legião de fãs como um coro no Maracanãzinho lotado, em 1969.

A sua trajetória nunca mais foi a mesma após a suspeita de que seu contador, Rafael Viviani, fazia desfalques irregulares em sua empresa. As acusações nunca foram comprovadas. Simonal foi condenado a seis meses de prisão, acusado de ordenar a tortura de Viviani, que foram cumpridos em regime aberto.

Após o caso com o seu contador, foi propagado o boato de que Simonal era um colaborador do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), um dos órgãos mais cruéis durante o período da ditadura militar, algo também jamais comprovado, mas que praticamente acabou com sua carreira, a partir do início dos anos 1970.

Simonal entrou em um isolamento artístico, onde era evitado por gravadoras e meios de comunicação. Mesmo com a continuidade de sua carreira, já não tinha o mesmo sucesso de antes e nem chegou a recuperá-lo. Morreu em 2000, com problemas hepáticos.

O protagonista é vivido por Fabricio Boliveira (Roberval em Segundo sol), que relata as dificuldades e a profundidade da interpretação de Simonal. “Precisávamos contar a história de Simonal. A maioria das pessoas nem sequer conhece os fatos da vida dele e, mesmo assim, o julgam. Temos que fechar esse buraco que ficou na história da música brasileira”, disse o ator. O filme conta a constante luta contra o racismo e preconceito.

“É incrível como as coisas dão errado para ele. Há muita profundidade e aspectos a serem explorados naquela personalidade”, diz Boliveira ao G1.

Fonte: O Estado de São Paulo

Postado por: Iniciativa Empresarial pela Igualdade | www.iniciativaempresarial.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

E fique por dentro das nossas novidades
Newsletter Image