Representatividade na TV Brasileira: Mais um passo de muitos que ainda precisam acontecer.

Atualizado: 6 de Abr de 2019



Pela primeira vez em toda história do jornalismo brasileiro será ancorado por dois jornalistas negros. E esse marco foi realizado pela emissora RedeTV! e uniu os jornalistas, Luciana Camargo e Rodrigo Cabral, que dividiram o RedeTV News.


E porque essa notícia tomou tanta evidência nas redes sociais nos últimos dias? Ao mesmo tempo em que vivemos em um país onde 54% da população é negra, sempre fomos acostumados a ver na TV jornalistas e apresentadores majoritariamente não-negros.


Esta conquista, que reforça a importância da representatividade, foi destacada por Luciana antes do encerramento do jornal: “E a RedeTV! sai na frente. Pela primeira vez em nosso país uma emissora de TV dá oportunidade a dois jornalistas negros, né, Rô, de apresentar juntos o principal telejornal da casa. Nós agradecemos à diretoria da RedeTV! por essa oportunidade.”


E Rodrigo Cabral, que dividirá o jornal com Luciana Camargo, segue com o agradecimento: “Obrigado, RedeTV!, por nos permitir participar desse marco histórico. É uma grande honra e uma grande responsabilidade também”.


A presença de dois profissionais negros à frente de um programa jornalístico de uma das principais emissoras de TV aberta do país, parece ser resultado da pressão exercida por movimentos negros e das ações afirmativas em prol da equidade racial. E que sirva de exemplo para as demais emissoras!


Avante!


#representartividadeimporta #iniciativaempresarial