Iniciativa Empresarial em parceria com Petrobras mobiliza cadeia de fornecedores

Ações empresariais na busca pela igualdade de gênero e raça foram abordadas no último Fórum Petrobras de Diversidade, realizado em parceria entre a Petrobras e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade. Nos painéis, participaram os 96 maiores fornecedores da cadeia produtiva da Petrobras. Também estiveram presentes gestores de grandes empresas brasileiras, membros signatários da #IniciativaEmpresarial, que puderam compartilhar suas experiências sobre práticas e iniciativas adotadas em prol da diversidade, entre eles, Jackeline Busnello, Recursos Humanos do Bradesco; Helena Bertho, Gerente de Comunicação Corporativa da Coca-Cola; Eduardo Alves, Associate Partner de TAX da PwC; Debora Rosa da Silva, Consultora de RH – Diversidade do Santander.


Os palestrantes contextualizaram a questão racial no atual mercado de trabalho com dados estatísticos. A Gerente de Comunicação Corporativa da Coca-Cola, Helena Bertho, destacou que menos de 10% dos profissionais negros ocupam altos postos hierárquicos e que há apenas 0,4% dos cargos executivos sendo ocupados por mulheres negras. Atualmente os negros ocupam cerca de 34% das vagas nas maiores empresas do país, apesar de serem a maioria da população 54,4%). Caso a tendência persista, a perspectiva é de que apenas daqui a 150 anos o cenário mude e que haja proporção racial nos quadros das companhias.


No Bradesco, destacou Jackeline Busnello, 25,7% dos funcionários são negros, sendo que 61% ocupam posições de liderança ou comissionadas. O banco se destaca pelas iniciativas de inclusão adotadas e mantém o Grupo de Trabalho de Diversidade denominado Etnia, formado por funcionários que atuam de forma voluntária na discussão e realização de ações de diversidade e inclusão para o público negro.


“O olhar para a inclusão de negros precisa ser amplo e considerar os fatores históricos sociais que a nossa sociedade ainda enfrenta em termos de exclusão de direitos e acessos. A rede de apoio das empresas para evoluir nessa jornada também é muito importante”, destacou Eduardo Alves, da PwC, que abordou a parceria com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade e a recente contratação de 18 jovens participantes do Programa de Capacitação, realizado pela Iniciativa. Os estudantes foram selecionados entre os 180 participantes da primeira edição do curso, que focou no desenvolvimento de competências socioemocionais e técnicas para facilitar a inclusão de jovens afrodescendentes no mercado de trabalho.


Os profissionais abordaram os cuidados no processo de seleção e a importância das interações com a alta liderança, identificando vieses, flexibilizando perfil quando necessário e estabelecendo metas de representatividade em todas as etapas seletivas. A Consultora de RH do Santander, Debora Rosa, destacou que apenas em 2019, 35% dos funcionários admitidos pelo banco são negros, reforçando o resultado positivo da adoção de vieses nos processos de recrutamento e seleção.


Além dos processos seletivos, as companhias têm atuado para realizar iniciativas internas para sensibilizar e conscientizar todos os empregados das empresas, como ações no dia da Consciência Negra, resgatando o histórico da data e sua importância.