Comitê de Diretores de RH da #Iniciativa Empresarial discute o planejamento estratégico para 2020


No encontro, foram elencados desafios e pontos de melhoria para a inclusão étnico-racial, considerando tanto a contratação quanto a integração e a ascensão de afrodescendentes nas maiores empresas do país. O cronograma da edição 2019 do prêmio Melhores Empresas da Diversidade também foi divulgado


O café da manhã, realizado nesta sexta-feira (13), na sede da membro-signatária ABBC (Associação Brasileira de Bancos), reuniu cerca de 15 diretores e profissionais da área de recursos humanos de algumas das principais empresas brasileiras para discutir os próximos passos em prol da inserção e da diversidade racial nas grandes companhias.


Para dimensionar o tamanho da Iniciativa Empresarial, o Dr. Raphael Vicente, coordenador da #Iniciativa, destacou que, somadas, as empresas signatárias representam um universo composto por mais de 824 mil pessoas e por um faturamento equivalente a cerca de R$ 1,2 trilhão, de acordo com dados preliminares informados pelas signatárias e/ou provenientes de relatórios de sustentabilidade.


Considerando o tamanho da sua rede, o papel da Iniciativa Empresarial como uma plataforma de articulação entre as empresas signatárias foi reforçado pelos profissionais participantes. “Temos uma oportunidade incrível quando reunimos empresas com a mesma causa para aprendermos umas com as outras. O que eu peço de ajuda da Iniciativa Empresarial é conhecer as melhores práticas de inclusão das maiores empresas”, opinou Priscila Freitas, da Novelis.


“O Bradesco é parceiro da Iniciativa Empresarial há muitos anos e aprendemos muito nessa jornada. Sinto que preciso consolidar a minha participação em algumas dessas ações antes de abrir frentes novas, por isso, gosto da ideia de nos conectarmos e trocarmos experiências. A Iniciativa tem um cardápio de ações para as empresas analisarem o que se adapta melhor às suas culturas e aos seus momentos”, concordou Jackeline Busnello, do Bradesco.


Os profissionais participantes destacaram haver uma dificuldade no mapeamento da cor e da raça dos colaboradores, por diferenças conceituais entre as nomenclaturas usadas pelo IBGE e pelo eSocial e pelo próprio modelo de autodeclaração. “Nós queremos chegar ao final de 2020 e ver até onde conseguimos caminhar e entender quais problemas foram identificados. Já sabemos que temos um problema com relação à identificação dos funcionários. Nós, Iniciativa e empresa, como um grupo, vamos providenciar ferramentas de aprendizagem para quem precisar para que consigamos evoluir”, afirmou Raphael Vicente.


Melhores Empresas da Diversidade

O prêmio “As Melhores Empresas da Diversidade Racial” é um reconhecimento às empresas ou instituições que através da redefinição das suas práticas ajudam a transformar o mundo corporativo quanto ao tema da inclusão racial. As empresas podem concorrer em duas categorias: ações corporativas (casos e projetos) e ações de comunicação realizadas para a conscientização e o engajamento sobre a temática.


Dúvidas e sugestões sobre a premiação podem ser enviadas até o dia 20 de setembro. As inscrições dos casos ficam abertas de 27 de setembro a 21 de outubro. Por fim, a premiação será concedida no dia 18 de novembro em evento na Sala São Paulo.


Encontros agendados para 2020

As reuniões de diretores de RH já têm datas definidas para 2020. Os encontros acontecerão trimestralmente, nos dias: 6 de março, 8 de maio, 10 de julho e 18 de setembro. Os signatários podem se candidatar a sediar o evento por meio do e-mail: secretaria@iniciativaempresarial.com.br.