Trabalhadores da região chamaram a polícia após ver os jovens serem abordados por um assaltante; oficiais ignoraram avisos de que levavam as pessoas erradas.

Três adolescentes negros foram presos durante abordagem policial na Califórnia, Estados Unidos. Eles haviam sido assaltados no ponto de ônibus por um homem que carregava uma faca, mas terminaram algemados pelos agentes enquanto o suspeito fugiu do local.

Toda a ação foi registrada em um vídeo divulgado no sábado (8) por Tammi Collins, mãe de um dos adolescentes. As imagens mostram três viaturas, e pelo menos três armas apontadas para os jovens – que ficaram o tempo todo da gravação com as mãos para o alto.

Segundo a rede norte-americana CBS, Collins disse que os agentes foram chamados por trabalhadores da região que presenciaram o ataque aos adolescentes. No vídeo é possível ouvir uma mulher que se identifica como gerente de um restaurante tentando argumentar com os policiais.

Um dos agentes apontou um rifle contra os jovens que não apresentavam resistência. Algumas pessoas ao redor, que acompanhavam a ação, acusaram os policiais de racismo. Os jovens já foram liberados e, segundo o departamento de polícia de Santa Clarita, o “incidente será investigado”.

Denúncias de casos de violência policial aumentaram nos EUA em meio aos protestos desencadeados pela morte do segurança negro, George Floyd, quando estava sob custódia policial em Minnesota, no dia 25 de maio.