A proposta do IIRE visa dar eco às manifestações recentes das ruas e redes sociais no Brasil e no mundo contra o racismo. Procura aproveitar as tendências recentes de maior preocupação do setor privado com práticas modernas de governança para envolver e orientar as empresas em torno do combate às desigualdade raciais no mercado de trabalho. O abismo de oportunidades entre profissionais brancos(as) e negros(as) só será superado com uma postura ativa das emrpesas, agentes fundamentais na transformação da sociedade.

Veja os Melhores Desempenhos Globais do IIRE

Este estudo inédito no país mapeou ações afirmativas de 23 companhias participantes da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, lançou hoje. Desenvolvido com o DataZumbi, instituto de pesquisas da Universidade Zumbi dos Palmares.

Não se construirá uma gestão adequada daquilo que não se mensura. Estabelecer um plano de ação claro, com objetivos e metas definidas é um passo importante na transformação das práticas da empresa/instituição. Passou a hora de tornar a igualdade racial um caminho sem volta.

É diante desse contexto que apresentamos o Índice de Igualdade Racial nas Empresas (IIRE), idealizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e Afrobras. Sua construção representa uma das 10 ações de enfrentamento ao racismo contempladas pelo Movimento Ar, mobilização voluntária, organizada e apoiada por diversas empresas e instituições, com o propósito de realizar mudanças e transformações sociais por meio de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros.

Faça o download do IIRE >>>clicando aqui <<<<