A Diáspora Africana é um fenômeno histórico e social que surgiu a partir da imigração forçada de homens, mulheres e crianças africanos para outras regiões do mundo.
A partir das mais diversas experiências que estes imigrantes e seus descendentes tiveram nos novos locais, um universo imenso de trocas e socialização foi construído.
Africanos e seus descendentes de diferentes nacionalidades construíram novos modos de viver em terras distintas, novas formas de ver o mundo, novas crenças, novos hábitos, novas formas de pensar, novos planos de vida, mas sempre respeitando e valorizando suas origens africanas num contínuo processo de redefinição de identidade.
Centenas de anos se passaram e ainda hoje negros no Brasil e no mundo buscam fortalecer cada vez mais esta conexão ancestral e recentemente a tecnologia + uma mente criativa nos presentearam com uma ferramenta que pode nos aproximar ainda mais das referências africanas.
O Alfabantu é um aplicativo gratuito para celular, que tem por finalidade ensinar o idioma angolano kimbundu para crianças, utilizando uma metodologia muito simples.
O app foi criado pela socióloga Odara Dèlé e pelo historiador Edson Pereira, quando Pereira ainda cursava História na USP, e lá ele teve seu primeiro contato com o kimbundu, com o objetivo de aproximar a África das crianças brasileiras.
Conheça mais sobre esta iniciativa encantadora:
Iniciativa semelhante, porém ainda não disponível em português, é o aplicativo Asa, criado pelo nigeriano Adebayo Adegbembo, formado pela Universidade de Lagos, para ensinar Iorubá através de jogos com lendas, palavras e ilustrações que visam a preservação e difusão da língua falada pelo segundo maior grupo étnico da Nigéria.