Parceria reforça atitude do Banco para a promoção da diversidade
O Banco do Brasil e a #Iniciativa Empresarial pela Igualdade anunciam na manhã desta sexta-feira (21), na sede da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, acordo em que a instituição e suas empresas coligadas assumem os “10 Compromissos das Empresas com a Promoção da Igualdade Racial”.
Também serão signatárias do compromisso as entidades ligadas ao Banco do Brasil. Farão parte da Iniciativa a BB Consórcios, Ativos S.A, BB Tecnologia e Serviços, Movera, Elo Participações (EloPar), BB Mapfre, BB Seguros e a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).
Formado por 40 das maiores empresas do país, o projeto #Iniciativa Empresarial pela Igualdade trabalha pela inclusão étnica-racial em uma plataforma de articulação entre empresas comprometidas em buscar desempenho ainda mais significativo na abordagem do tema.
O projeto constitui em espaço de diálogo do empresariado brasileiro em torno dos seus compromissos com a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnica e racial. A iniciativa é desenvolvida e liderada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a iniciativa privada.
“O objetivo da parceria é promover a equidade e a pluralidade, compartilhar desafios e aprendizados na promoção da diversidade e da inclusão étnico-racial, com foco na população negra. Expressa nosso compromisso com a valorização da diversidade, relações pautadas pela ética e a construção de ambientes e relacionamentos inclusivos e, por isso, criativos e inovadores”, diz Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade.
“A questão da diversidade racial está diretamente ligada às atitudes que temos defendido para promover um ambiente de pluralidade, de respeito e inclusão”, diz o presidente do BB, Paulo Caffarelli. A adesão do BB à iniciativa, avalia Caffarelli, complementa outras articulações que o Banco vem buscando em prol da diversidade e igualdade racial.
“As empresas em geral, incluindo os bancos, têm fortes expectativas para evoluir nesses temas, uma vez que o sucesso e a sustentabilidade dos negócios dependem, cada vez mais, do compromisso social da empresa com seus públicos de interesse”, enfatiza.
Compromissos
Com a adesão, o Banco reforça o compromisso de promover a igualdade étnico-racial internamente e no relacionamento com seus diferentes públicos de interesse. A carta-compromisso prevê ainda iniciativas do BB para sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes e a promoção de ações de desenvolvimento profissional com foco na igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda.
Além da adesão ao Compromisso, o BB e suas entidades ligadas comprometeram-se a apoiar a Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares por meio da contratação de aprendizes e estagiários por meio da entidade ligada à causa pela igualdade (Diversity Talentos) e a realização de evento “Trip Transformadores”, com a participação de personalidade negra, para compor a Virada da Consciência.
Noutra frente, a Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) vai compartilhar conteúdo do seu acervo com a Faculdade Zumbi dos Palmares. A Fundação Banco do Brasil (FBB) vai disponibilizar o conteúdo do Projeto Memória para a Faculdade Zumbi dos Palmares. O voluntariado do BB também participa da iniciativa com campanha para a divulgação da temática e identificação de interesse na elaboração de conteúdos para relações étnicos raciais por esse público.