Voltado para universitárias e universitários negros, o encontro virtual Afro Presença tem o objetivo de auxiliar na inclusão desses estudantes no mercado de trabalho. Com programação durante os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, o evento online e gratuito promoverá oficinas, painéis e debates com universidades, empresas, agências e escritórios sobre panoramas profissionais a partir de recortes de raça, junto ao acesso a vagas de trabalho aos participantes.

Idealizado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho, o Afro Presença é realizado pelo Pacto Global da ONU com apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

– Racismo faz com que criadores de conteúdo negros sejam minoria em campanhas, diz relatório.

No site oficial do Afro Presença, é possível se inscrever até 2 de outubro e conferir a programação dos três dias de evento com detalhes. A iniciativa tem apoio de grandes empresas, como Ambev, B2W, Coca-Cola, Colgate, Google, LinkedIn, Natura, Unilever e Vivo, além de contar com movimentos sociais parceiros, como Educafro, Geledés Instituto da Mulher Negra, Movimento Negro Unificado, Uneafro Brasil e Unegro.

– O cientista negro da Baixada, com doutorado na Califórnia, que ganhou bolsa para estudar o coronavírus

As atrações acontecem entre 9h e 21h nos três dias de evento. Veja o resumo da programação de cada dia logo abaixo:

Quarta-feira, 30/09

A programação englobará os temas de: racismo estrutural empresarial; universidade e inclusão; escolha profissional e ferramentas de autoconhecimento; jornalismo; marketing; artes cênicas; educação física; relações internacionais; economia; farmácia; ciência; combate ao racismo no futebol; impacto da crise de COVID-19 para a população negra; letramento racial; entre outros.

Quinta-feira, 01/10

A programação englobará os temas de: advocacia; turismo; gastronomia; mercado de luxo; indústria química; telecomunicações; tecnologia; mitos e verdades em processos seletivos; como usar o LinkedIn; políticas de ações afirmativas; entre outros.

Sexta-feira, 02/10

A programação englobará os temas de: saúde; expoentes negros na medicina engenharia e construção; arquitetura e urbanismo; agronegócio; RH; indústria; igualdade de oportunidade e estratégias para combater o racismo institucional; LGBTQ+ sob a perspectiva negra; show de encerramento.

Também é possível acompanhar informações sobre o evento nas redes sociais do Afro Presença@afropresenca, no Instagram, e Afro Presença, no Facebook.